Campo de Atuação
O Plano Inspetorial é orientado para as Comunidades em sua missão educativa no território no qual a Inspetoria Nossa Senhora da Amazônia está inserida para concretizar, de acordo com cada contexto, as resoluções do CG XXIV:
1. Reavivamos e testemunhamos juntas a beleza da vocação salesiana, colocando-nos em estado de formação contínua para um impulso vocacional renovado.
2. Assumamos a sinodalidade missionária como um estilo de vida que gera novas formas de participação, animação e governo.
3. Escutemos o grito dos jovens, dos pobres e da terra, para fazer, como comunidades educativas, em rede, escolhas evangélicas corajosas na perspectiva da ecologia integral.
Educação Formal
A educação formal é aquela desenvolvida nas escolas, com conteúdos previamente demarcados, preparando o indivíduo para atuar em sociedade como cidadão ativo e responsável.
A partir de 2002 Salesianos e Filhas de Maria Auxiliadora decidiram constituir-se oficialmente como Rede Salesiana de Escolas (RSE), fortalecendo essa parceria alinhada desde sempre, pelo método educativo do Sistema Preventivo de Dom Bosco. Segundo o Capítulo Geral XXIV, “formar Comunidades Educativas Vocacionais que ajudam os jovens a descobrirem e a viverem o próprio projeto de vida.” (cf.: nº 12 Atos do CGXXIV).
Educação Não Formal
A educação não formal é aquela que se aprende “no mundo da vida”, via os processos de compartilhamento de experiências, principalmente em espaços e ações coletivas cotidianas.
Refere-se às organizações (Obras e Centros Sociais e Profissionalizantes, etc.), com atividades de caráter intencional, voltada ao comportamento, hábitos, valores não intencionados e não institucionalizados.
Ações Pastorais Missionárias
“Sejam corajosos e audaciosos”, exorta Francisco, “abrindo-se confiadamente à ação de Deus que tudo criou, nos deu a si mesmo em Jesus Cristo, e nos inspira através do Espírito a anunciar o Evangelho com novo empenho e a contemplar a beleza da criação, ainda mais exuberante nessas terras amazônicas, onde se experimenta a presença luminosa do Ressuscitado”.
Animadas pelo carisma salesiano com as especificidades do “espírito de Mornese”, as FMA têm como objetivo da missão o crescimento integral das pessoas, o acompanhamento dos jovens no caminho de amadurecimento do projeto de vida, a educação das mulheres, formação na fé e educação para a cidadania ativa e responsável, a gratuidade e a solidariedade, no estilo do Sistema Preventivo de Dom Bosco.
Itinerância
O Papa Francisco, em sua Exortação Apostólica “Querida Amazônia” (nº98), destaca a importância das equipes missionárias itinerantes e o apoio à sua inserção e itinerância entre os mais empobrecidos e excluídos. Missão que se faz com convivência fraterna. Trabalho missionário Itinerante, uma “Igreja em saída”.
“Para não cairmos na armadilha de nos fecharmos em nós mesmos, devemos formar-nos como discípulos (as) missionárias sem fronteiras, dispostos (as) a ir à outra margem, àquela onde Cristo ainda não é reconhecido como Deus e Senhor, e a Igreja não está presente.” (DA – nº 376).