05 de dezembro de 2025
Dia Internacional do Voluntariado 2025
Instituto Filhas de Maria Auxiliadora
Em 5 de dezembro de 2025 celebra-se o Dia Internacional do Voluntariado, instituído em 1985 pela Assembleia Geral das Nações Unidas com o objetivo de reconhecer a importante contribuição dos voluntários no mundo, promover o seu valor e destacar o impacto social, humano e civil de quem se coloca a serviço dos outros.
«Every Contribution Matters» (Cada contribuição conta / é importante) é o tema do Dia em 2025, para sublinhar como cada forma de voluntariado – grande ou pequena – é preciosa e pode contribuir para gerar um impacto positivo em toda a comunidade. Além disso, o ano de 2025 marca o lançamento oficial do Ano Internacional dos Voluntários para o Desenvolvimento Sustentável (IVY 2026), uma iniciativa global que deseja valorizar o papel do voluntariado na consecução dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável.
O VIDES Internacional e a Fundação FVGS ETS desde seu nascimento, colocaram o voluntariado no centro da sua Missão. De fato, inspirando-se nos valores da Espiritualidade Salesiana, desejam educar à gratuidade e à criatividade, à alegria enraizada no amor, à vida e à confiança de que em cada pessoa existem potencialidades para crescer e amadurecer. O voluntariado é, portanto, um percurso gradual, rico de humanidade e aberto a um panorama universal em contínua mobilidade.
O voluntário não se limita a fornecer assistência imediata, mas pode tornar-se um agente de mudança social, promovendo um mundo mais justo e equitativo para todos. O voluntariado implica um compromisso ativo que vai além do simples socorro, para enfrentar as causas profundas da injustiça e combatê-las.
Por este motivo, nos 52 grupos que compõem a rede do VIDES Internacional, emerge com força a importância da formação dos voluntários, fundada em competências educativas e em temas como direitos humanos, interculturalidade, diálogo inter-religioso, comunicação responsável e cooperação ao desenvolvimento.
Com esse objetivo, no mês de novembro, a Diretora geral do VIDES Internacional, irmã Annecie Audate, percorreu o Brasil promovendo os valores salesianos do voluntariado através de numerosos encontros de formação e, após o Seminário Nacional realizado em Belo Horizonte, afirmou:
“Sentir o quanto o VIDES está vivo no coração dos jovens desta região dá paz e serenidade: o carisma salesiano continua realmente a respirar, crescer e dar frutos missionários e vocacionais através da generosidade dos leigos jovens. Uma verdadeira alegria para toda a nossa grande Família Salesiana”.
As atividades de voluntariado do VIDES são múltiplas, mas todas unidas pela atenção à dignidade da pessoa. Os grupos atuam junto a crianças, jovens, mulheres, migrantes, refugiados, comunidades rom e vítimas de tráfico, oferecendo apoio educativo, linguístico, esportivo, psicológico e jurídico. Alguns levam adiante projetos de desenvolvimento comunitário nos bairros mais frágeis, colaboram com casas-família e oratórios, ou realizam oficinas artesanais e iniciativas culturais.
Numerosos grupos organizam ainda arrecadações de fundos, atividades de proteção ambiental – como plantios e campanhas de limpeza – e ações de sensibilização sobre a saúde, incluindo a promoção de vacinações e doação de sangue. Nos últimos anos, assinala-se um aumento das atividades de sensibilização sobre temas ligados à saúde mental e à distância digital. O compromisso comum é o de construir comunidades solidárias e favorecer o desenvolvimento integral de cada pessoa.
Em 2024, mais de 6.000 voluntários participaram das atividades do VIDES em 49 países do mundo.
Junto aos voluntários do VIDES, atuam também os voluntários do Serviço Civil Universal da FVGS ETS. No último ano, 41 voluntários da FVGS trabalharam por um período de cerca de 10 meses nas Missões Salesianas em Madagascar, Brasil, México, Porto Rico e República Dominicana, promovendo, por meio de seu trabalho, o direito ao estudo para as faixas mais vulneráveis da população.
“O voluntariado é o esforço de sair para ajudar os outros. Não existe voluntariado de mesa e não existe voluntariado de televisão. O voluntariado está sempre em saída, o coração aberto, a mão estendida, as pernas prontas para andar». (Papa Francisco aos membros do FOCSIV).
É também o convite do VIDES Internacional a tornar-se voluntários “em saída”, prontos a atuar pelo bem comum e, para quem já é voluntário VIDES, a participar do Congresso Internacional do VIDES, que será realizado em Sevilha de 26 a 30 de agosto de 2026, com o tema: “Voluntários VIDES: missionários de esperança e portadores de ideias inovadoras ligadas à justiça social, ecologia integral e comunicação digital”.
