26 de dezembro de 2025
Uma tarde Super Especial
Verônica Pacheco Carneiro – Coordenadora Pedagógica da Escola Salesianas Mazzarello
No dia 01 de novembro a Escola Salesianas Mazzarello esteve realizando no Palacete Provincial, lugar histórico e turístico da cidade de Manaus, a culminância do Projeto Super Autor, uma atividade significativa de aprendizado e produção dos estudantes.
As turmas de 1°, 2° e 3° ano do Ensino Fundamental foram desafiadas neste ano letivo a produzirem textos que posteriormente se transformariam em livros impressos. As turmas de 1° ano em forma de texto coletivo explorou a temática da Liga do Mazza: super-heróis que defendiam as Amazônia e a cidade de Manaus de terríveis vilões, cada criança, além de contribuir para a criação da história pode fazer a sua própria versão das ilustrações com desenhos criativos que capturaram todo o talento e imaginação.
No 2° ano não foi diferente, motivados pelo tema da Campanha da Fraternidade deste ano “Fraternidade e Ecologia Integral”, as crianças em pequenos grupos aprenderam habilidades como planejamento, troca de ideias, diálogo e trabalho em grupo para produzirem histórias de amor e cuidado com a nossa casa comum.
O 3° ano fechou o projeto com histórias de suas próprias vidas, que marcaram a trajetória da fase da infância e ficarão como lembranças eternizadas em um livro que eles mesmos puderam planejar, escrever e ilustrar.
Este projeto estimula a produção de livros, transformando os estudantes em autores e protagonistas de suas próprias histórias, desenvolvendo habilidades importantes como autonomia, criatividade e autoconfiança e através dessa experiência, promover o letramento e a alfabetização de uma forma única, descontraída e inesquecível.
Na tarde e noite de autógrafos foi possível partilhar com as famílias toda a alegria e orgulho que, como escola sentimos com a evolução de cada pequeno talento, foi o momento de celebrar, refletir e materializar o trabalho e dedicação. As crianças receberam pela primeira vez seus livros para serem autografados e o certificados de Super Autores.
Convidados ilustres participaram da mesa e contribuíram como testemunhas e com palavras de incentivos aos autores que davam seus primeiros passos como escritores, entre eles destacamos a presença dos escritores, Sonia Alves, João Santoro e sua tia Terezinha Silva.
As professoras, grandes parceiras e incentivadoras também foram certificadas como Super Professoras, bem como a escola com o título de Escola Super Literária pelo marco de 98 crianças transformadas em Super Autores neste ano de 2025.
Foi um projeto inovador e estimulante que marca de forma positiva cada participante e que, com certeza planta sementes para o futuro da literatura brasileira.


















