13 de maio de 2024
Encontro da Equipe de Comunicação Social das Américas – ECOSAM 2024
Irmã Maike Loes
De 5 a 8 de maio, aconteceu em Guadalajara (México), o encontro presencial da Equipe de Comunicação Social das Américas (ECOSAM), que reuniu 24 participantes provenientes de 19 Inspetorias do Continente americano. O encontro foi realizado no Centro de Espiritualidade Cruz del Apostolado (CECAP), dos Missionários do Espírito Santo, e contou com a importante presença da Conselheira Geral para a Comunicação Social do Instituto das Filhas de Maria Auxiliadora (FMA), Irmã Maria Ausilia De Siena. Entre os participantes, além das FMA, estavam presentes também um leigo e uma leiga que atualmente são Coordenadores de Comunicação das Inspetorias de Belo Horizonte (Brasil) e do México Norte.
O encontro teve por objetivo celebrar os 25 anos de ECOSAM e fortalecer a coesão, o compromisso e a estratégia comunicativa dos Coordenadores e Coordenadoras Inspetoriais de Comunicação, por meio da reflexão, da troca de experiência e conhecimento, a fim de potenciar estrategicamente a ação comunicativa no contexto específico da América Salesiana.
O encontro teve início na noite do dia 5, após o jantar, com a apresentação dos participantes e a oração inicial, que congregou a todos ao redor do tema da alegria do encontro.
Nos demais dias, os trabalhos foram iniciados em torno da Celebração Eucarística presidida pelo Salesiano, Padre Rogelio Aguado González, que motivou o grupo a buscar a santidade “hoje”, para comunicar a boa mensagem do Evangelho com alegria e coerência.
ECOSAM, tempo de memória
O dia 6 de maio foi o “Dia da Memória” para ECOSAM. Irmã Maria Antonia Chinello, docente da Pontifícia Faculdade de Ciências da Educação – Auxilium, conectada desde Roma, compartilhou o caminho da Comunicação Social no Continente americano de 1992 a 2002, período no qual ela atuou no Âmbito da Comunicação, junto com Irmã Graciella Curti que foi a primeira Conselheira Geral para a Comunicação Social no Instituto FMA.
Sempre celebrando o “Dia da Memória”, houve a partilha de relatos sobre os caminhos e projetos de ECOSAM por meio de entrevistas gravadas em vídeo, primeiramente por parte de Irmã Giuseppina Teruggi, Conselheira Geral para a Comunicação Social de 2002 a 2014. Em seguida, por Irmã Susana Li, de Costa Rica, Coordenadora da ECOSAM de 2011 a 2017; Irmã Marcia Koffermann, do Brasil, Coordenadora da ECOSAM de 2018 a 2023; e Irmã María Baffundo, do Uruguai, membro da equipe de Coordenação da ECOSAM de 2014 a 2019.
Ainda no “Dia da Memória”, Coordenadores e Coordenadoras de Comunicação puderam contar com a presença de Irmã Marcia Koffermann FMA, Doutora em Comunicação pela Universidade de Huelva (Espanha), que desenvolveu o tema “Educomunicação e desinformação: estrutura frente à manipulação política e ideológica das redes sociais”. Em sua palestra, Irmã Marcia abordou sobre o percurso histórico e o contexto no qual surgiu o conceito de Educomunicação, e analisou também o contexto atual e sua relação com as mídias, suscitando vários questionamentos entre os participantes.
Na tarde do dia 6, o grupo vivenciou um momento específico de ação de graças pela vida e missão da ECOSAM e também se reuniu por Conferências Interinspetoriais para uma reflexão e partilha sobre o V ESA – Encontro da Escola Salesiana América – a partir da perspectiva comunicativa.
Entre as diferentes partilhas, destacam-se:
O trabalho interâmbitos, a implementação de ações conjuntas, éticas e salesianas que sejam um testemunho credível da sinodalidade (CINAB); O uso de formas modernas de comunicação com pais e jovens para ajudar a formá-los como bons cristãos e honestos cidadãos quanto ao uso positivo e aos perigos da atual tecnologia; formação do pensamento crítico, tanto para as FMA quanto para as jovens em formação (NAC); Educomunicação na perspectiva dos direitos humanos (CICSAL); Formação adequada no campo da comunicação para que a educação seja de qualidade (CIB); Tornar a Educomunicação presente em todas as dimensões e visível dentro das propostas pastorais das inspetorias, desenvolvimento do pensamento crítico, fortalecimento da educação ambiental, comunicação institucional (CIMAC).
Os trabalhos do dia foram concluídos com a oração da tarde e um momento mariano preparado e conduzido pelas Irmãs da Conferência NAC (Estados Unidos e Canadá).
Profecia da presença e presença nas redes sociais
Já no segundo dia do encontro, a ECOSAM teve a oportunidade de escutar e aprofundar o tema “A profecia da presença”, apresentado pela Conselheira Geral, Irmã Ausilia De Siena. Em sua palestra, Irmã Ausilia, refletiu sobre o tema da presença a partir da Carta de Roma (1884) escrita por Dom Bosco, bem como do texto “O carisma educativo de Madre Mazzarello”, de autoria da FMA Irmã Piera Cavaglià.
A Conselheira também apresentou alguns tópicos de reflexão sobre o documento “Rumo à presença plena”, publicado pelo Dicastério da Comunicação do Vaticano, em maio de 2023. Deixou como questionamento ao grupo algumas perguntas: Como nos movemos neste mundo em constante mudança? Como garantir a qualidade da nossa presença? Quem é o meu próximo nas redes sociais? Como podemos contribuir para curar um ambiente digital tóxico? Como podemos refletir o “estilo” de Deus – que é um estilo de proximidade, de ternura e de compaixão – nas redes sociais?
Outro momento formativo de grande valor foi a palestra proferida pelo Doutor Padre Antonio Carrón de la Torre, sacerdote Agostiniano Recoleto, que vive em Roma e é Conselheiro Geral para as áreas de educação, apostolado social e comunicação. Conectado virtualmente, Antonio Carrón tratou o tema “Desenvolvimento de relacionamentos significativos e vínculos duradouros na era digital”.
Depois de abordar questões muito exigentes e desafiadoras, Padre Antonio deixou como propostas finais alguns tópicos: a importância da interioridade, a importância de encontrar-se e a importância do bom trato com todos.
Na parte da tarde, os participantes foram surpreendidos com a palestra “Estratégias digitais para a Evangelização – Visibilidade nas redes sociais”, proferida pelo Padre José Luis Gonzáles Santoscoy, mais conhecido como “Padre Pollo”.
A partir de dados concretos do mundo digital, Padre Pollo discorreu sobre as redes sociais Facebook, Instagram, Twitter – X, Tik Tok, WhatsApp – Telegram, indicando como funcionam e como estar presentes nela, com estratégias adequadas e intencionalidade, a fim de que a missão de evangelizar seja bem-sucedida.
Para concluir o encontro, os participantes, divididos em grupos segundo as redes sociais (Facebook, X, Youtube, Instagram, Tik Tok), refletiram sobre o Planejamento Estratégico da ECOSAM, indicando os passos dados até o momento, os passos a serem dados a partir de Guadalajara, e oferecendo para a equipe coordenadora sugestões para a continuidade das ações comunicativas.
Uma celebração de envio, organizada pela Conferência do Brasil e pautada no canto do Magnificat de Maria, encerrou o encontro da ECOSAM. Nela, o grupo avaliou os dias de Guadalajara, e a Conselheira Geral da Comunicação ofereceu a bênção de envio aos participantes. Também as Coordenadoras e Coordenadores fizeram o envio da Conselheira, com a bênção do texto bíblico de Números (6, 24-26), para que todos, fortalecidos, possam retornar às suas realidades e a missão de comunicar seja geradora de maior sinergia e sinodalidade como ECOSAM.
No dia 8, pela manhã, o grupo ainda se encontrou para a Celebração Eucarística de encerramento e, aos poucos, todos foram se despedindo e regressando às suas Inspetorias.