01 de agosto de 2024
Experiência extraordinária pelos caminhos de Dom Bosco e de Madre Mazzarello
Stéphanie Gomes, fma
Nesse mês de julho fui agraciada com a realização do 2° noviciado na Itália, um período formativo pensado com muito carinho pelo nosso Instituto. Pudemos vivenciar experiências incríveis na terra de nossos fundadores! Éramos 32 junioristas de diversas nacionalidades, entre elas as brasileiras Ir. Celene Rodrigues e Ir. Eudenice Maia, que fizeram o noviciado comigo em São Paulo. Em todo o percurso fomos acompanhadas pelas Irmãs Cristina Festa e Ir. Eva Liskutinová, que foram verdadeiras testemunhas da bondade e do cuidado de Deus.
Iniciamos o percurso em Mornese, percorrendo os caminhos de Madre Mazzarello. Esse percurso foi uma dádiva e um momento profundo de reafirmação de nossa identidade carismática. Ao passar pela Valponasca, pudemos sentir o imenso amor que Madre Mazzarello nutria por Jesus, fizemos a experiência de olhar da Janelinha, de ir ao Roverno, tudo em um profundo clima de oração orientado pela Ir. Michelle Decoster. Seguimos viagem para Nizza, passando antes por Genova, onde tivemos uma celebração no Porto, lembrando a primeira expedição missionária salesiana. Chegando em Nizza, tivemos a bonita experiência de ouvir Ir. Pierra, uma grande apaixonada pelo Instituto e por Madre Mazzarello. Falou-nos com tanta profundidade, que todas ficamos encantadas. Visitamos a Cameretta de Madre Mazzarello, mergulhamos na história das nossas primeiras irmãs em Nizza. Estar no quarto onde tantas cartas foram escritas e pisar nos mesmos passos de tantas santas foi algo profundamente tocante, um momento de perceber as alegrias e lágrimas dos inícios. Este encontro nos fez contemplar a humanidade santificada pela presença divina no cotidiano.
Após a Experiência em Nizza seguimos para Turim. O percurso nas terras de Dom Bosco foi conduzido pelo Padre Enrico Lupano, que, com grande profundidade, nos levou a trilhar os passos de nosso pai fundador. Essa experiência permitiu-nos perceber que os sonhos de Dom Bosco foram muito além do que se podia imaginar. Visitar a casinha onde ocorreu o sonho dos nove anos foi como reviver, a cada trecho da história, a santidade cotidiana de Dom Bosco, expressa através da oração, do trabalho, dos sacrifícios diários e do amor materno e amoroso de Mamãe Margarida, que o ensinou a amar Jesus e Maria. Olhar para a vida de Dom Bosco é ver um homem que amava intensamente porque encontrou o amor de Deus e se deixou acompanhar e conduzir por esse amor.
A última etapa, os exercícios espirituais em Saint-Pierre, foi conduzida pelo Padre Albino, que nos guiou de maneira profunda e reflexiva para um verdadeiro encontro com o Espírito Santo, que forma e transforma nossos caminhos. Este momento de recolhimento espiritual nos convidou a uma renovação interior, a uma escuta atenta e a um mergulho na presença divina que habita em cada um de nós.
Ir. Nilza Fátima de Moraes, Conselheira Geral para a Formação, nos acompanhou no retiro e esteve conosco até o encerramento do 2º noviciado em Turim, sendo irmã entre as irmãs, se fazendo presença atenta e de escuta.
Posso afirmar que todas fizemos uma experiência bonita, experiência de proximidade, comunhão e partilha de vida, e de como o Instituto é rico de tanta diversidade vivenciando um mesmo carisma. Esta jornada espiritual não apenas reafirmou nosso compromisso com o carisma salesiano, mas também nos convidou a viver uma santidade cotidiana, inspirada pelo exemplo de Madre Mazzarello e Dom Bosco. Que possamos, a cada dia, responder ao chamado de Deus com amor, dedicação e profunda confiança e dizer sim ao seguimento de Cristo para sempre.
Agradeço a Deus, ao nosso Instituto e a nossa Inspetoria por tão linda experiência, e pela sintonia de orações por nosso grupo durante esses dias.