24 de junho de 2024
Muitas felicidades a Dom Bosco hoje!
Instituto das Filhas de Maria Auxiliadora
No dia 24 de junho de 2024, festa da Natividade de São João Batista, a Família Salesiana celebra o onomástico de São João Bosco e as origens da Festa da Gratidão do Oratório, ocasião especial para os jovens de Valdocco demonstrar afeto e gratidão ao Pai e Mestre da juventude.
Ainda hoje comove – é muitas vezes recordado e representado com criatividade – o terno gesto de Carlo Gastini e Felice Reviglio, em 1849, de separar por vários meses a quantia necessária para presentear a Dom Bosco, na vigília da festa de São João, dois corações de prata. Tanto é assim que desde então esta festa onomástica permanece ligada à celebração da Festa da Gratidão, forma eficaz, para Dom Bosco e todas as Casas Salesianas de educar à gratidão.
Outro episódio significativo fala do desejo de um pai de contentar em tudo aos seus filhos e do desejo de um“aluno modelo” do oratório – Domingos Sávio – de corresponder-lhe nos ideais mais elevados. Na noite de 23 de junho de 1855, Dom Bosco disse sorrindo aos seus meninos:
“Amanhã quereis fazer-me a festa, e eu vos agradeço. De minha parte, quero dar-vos o presente que mais desejais. Então, cada um pegue um cartão e escreva nele o presente que deseja. Não sou rico, mas se não pedirdes o Palácio Real, farei de tudo para vos contentar”.
Ao ler os cartões, encontrou pedidos sérios e pedidos bizarros. Um menino pediu-lhe “cem quilos de torrone para ter o ano inteiro”. Um menino que tinha recém chegado da sua cidade pediu-lhe um cachorrinho “no lugar daquele que deixou em casa e de que tanto gostava”. João Roda pediu-lhe “um trompete como o dos Bersaglieri, porque quero entrar na banda musical”. No cartão de Domingos encontrou 5 palavras: “Ajude-me a me fazer santo.”
A ocorrência foi também muito sentida também para as Filhas de Maria Auxiliadora do Conselho Geral, que naquele dia, como narra a Cronistória, foram a Turim para levar a Dom Bosco “as homenagens das suas filhas”.
A Madre Geral do Instituto das FMA, Irmã Chiara Cazzuola, de Sant’Agnello di Sorrento, da Inspetoria Meridional, onde se encontra com as Irmãs do Conselho Geral para os Exercícios Espirituais, como todo ano, não deixa de se dirigir ao Reitor-Mor, “Dom Bosco hoje”, com os votos cheios de gratidão por parte de todas as Filhas de Maria Auxiliadora do mundo:
“Unimo-nos à Família Salesiana para expressar os nossos afetuosos votos ao Reitor-Mor, Cardeal Ángel Fernández Artime, que confiamos a Maria Auxiliadora, para que a sua missão a serviço da Igreja universal seja fecunda de bem”.