Saudação final do Reitor-Mor
Instituto das Filhas de Maria Auxiliadora
No dia 16 de agosto de 2024, no Colle Dom Bosco, Castelnuovo Dom Bosco (Asti), durante a celebração final do Sínodo Salesiano dos Jovens (SYS), no 209º aniversário do nascimento de Dom Bosco, o Reitor-Mor, Cardeal Ángel Fernández Artime, dirigiu aos coirmãos salesianos e a toda a Família Salesiana uma mensagem de saudação final no término do seu mandato.
“Envio-lhes estas palavras poucos minutos depois de ter celebrado solenemente a festa litúrgica do nascimento de Dom Bosco nos Becchi – Colle Don Bosco, onde veio à luz em 16 de agosto de 1815. Aquele menino seria um instrumento maravilhoso do Espírito de Deus para dar vida a este grande movimento que é a Família de Dom Bosco.
Esta manhã, na presença do Vigário do Reitor-Mor e de muitos irmãos Salesianos, da Família Salesiana, de leigos amigos de Dom Bosco, de autoridades civis e do serviço público e dos 375 jovens de todo o mundo que participaram do Sínodo dos Jovens, assinei a minha renúncia ao serviço de Reitor-Mor, como estabelecem as Constituições e Regulamentos dos Salesianos de Dom Bosco, ao ser chamado pelo Santo Padre, o Papa Francisco, para outro serviço.
Com estas palavras, desejo comunicar o acontecido ao mundo salesiano, desejo expressar meu olhar de fé e esperança no Senhor que nos guiou até aqui e desejo expressar a minha gratidão por tanto bem recebido nestes dez anos e meio como Reitor-Mor da Congregação Salesiana e como Pai, em nome de Dom Bosco, de toda a Família Salesiana no mundo. […]
Ao concluir o tempo à frente da Congregação Salesiana, quero expressar a minha particular gratidão ao Vigário do Reitor-Mor, P. Stefano Martoglio, que assume o seu serviço à frente da Congregação com total dedicação e generosidade. Durante os próximos meses, o trabalho e a responsabilidade serão grandes, mas a sua personalidade, fraternidade, capacidade e o seu otimismo, com a ajuda do Conselho Geral, guiados pelo Senhor, facilitarão o caminho que resta até o 29° Capítulo Geral.
Expresso a minha profunda gratidão a todos os meus irmãos Salesianos no mundo. Sempre me senti acolhido, querido e aceito com fraternidade, e encontrei colaboração e generosidade. A verdade é que os Salesianos de Dom Bosco amam e cuidam do Reitor-Mor como o fariam com o próprio Dom Bosco, como ele nos pediu em seu testamento espiritual. Obrigado por tanta generosidade.
Quero manifestar ainda a minha gratidão à Família Salesiana presente no mundo todo: às nossas irmãs Filhas de Maria Auxiliadora, aos Salesianos Cooperadores, à Associação de Maria Auxiliadora (ADMA) – fundados por Dom Bosco – até os 32 grupos que hoje compõem essa grande árvore carismática. Foram anos de crescimento e benção. Obrigado a todas as pessoas que, pela fé no Senhor, tornaram isso possível.
Nesses dez anos em que, no serviço de animação e governo, pude visitar 120 nações onde a Congregação e a Família Salesiana estão presentes, recebi a grande dádiva de encontrar-me com os jovens do mundo: jovens, adolescentes, meninos e meninas de cada nação. Pude “tocar com os olhos e o coração”, pessoalmente, como “os milagres educativos que curam e transformam vidas” continuam a acontecer todos os dias em tantas presenças salesianas e em nossa Família. E pude conhecer milhares e milhares de jovens, de todos os continentes e culturas. Eles têm sido uma das minhas mais profundas alegrias. […]
Não há dúvida de que Dom Bosco cuidou e sustentou a sua Congregação e a sua Família durante esses anos. E não tenho dúvidas de que, durante todo esse tempo, o que ele mesmo nos garantiu foi se tornando realidade: “Foi Ela quem tudo fez”. Foi assim com Dom Bosco, foi assim nesses anos a que me refiro e, sem dúvida, continuará a ser assim.
A Ela, Mãe Auxiliadora, nós nos entregamos.
Obrigado do fundo do meu coração, e um até mais! Deste seu irmão que é e sempre será um Salesiano de Dom Bosco.
Confira aqui o Texto integral