Setor para a Pastoral Juvenil publica o documento final do Sínodo Salesiano dos Jovens
Agência Info Salesiana – ANS
Em Valdocco e no Colle Don Bosco, locais que testemunharam tanta história e fidelidade salesiana, o Sínodo Salesiano dos Jovens estudou uma proposta para todo o mundo salesiano. O estudo foi realizado por 375 pessoas, na sua maioria jovens de 94 nacionalidades, jovens e moças com idade média de 23 anos, vindos de muitas nações, com culturas e línguas diferentes, mas todos com a mesma Fé e o mesmo intenso empenho no trabalho iniciado por Dom Bosco.
Graças ao trabalho dos “círculos menores”, ou grupos linguísticos, e da Assembleia, foi elaborado o Documento Final, que já se encontra à disposição de todos. O documento aborda a realidade dos jovens, do mundo e da Igreja, identificando as percepções, emoções e expectativas dos jovens e estimula à reflexão serena e aberta dos agentes pastorais: “O que precisamos mudar para que os jovens passem de espectadores a protagonistas na Igreja e na sociedade? O que os jovens pensam, sentem e querem?”
“Talvez devêssemos aproveitar deste momento sinodal para pensar em uma pastoral mais mistagógica, que eduque para a interioridade e desperte a experiência de Deus em cada momento, que ajude a descobrir a própria vocação e priorize o acompanhamento pastoral”, diz o P. Miguel Ángel García Morcuende, Conselheiro Geral para a Pastoral Juvenil Salesiana.
As propostas do Documento Final aprofundam a experiência da Espiritualidade Juvenil Salesiana em uma dimensão internacional, transformando estas páginas numa grande celebração do caminho de evangelização empreendido em todo o mundo salesiano, além de ajudar a descobrir o coração dos jovens para encontrar aquelas vibrações do Espírito que ajudam a criar novos caminhos e fontes de Fé. “Não há nada nas culturas juvenis que não ressoe em nossos corações”, reitera o P. García Morcuende.
No final desses dias de graça, os membros do Setor para a Pastoral Juvenil podem dizer que estiveram presentes num encontro com a história. “Estivemos presentes num momento inesquecível – explicam – . No Sínodo, fomos acompanhados pelo sol de verão e pela luz daquele outro Sol que nasce do alto e que recebemos todos os dias na Eucaristia”.
Foi bom constatar que os jovens querem empreender a bela aventura de levar seus companheiros e amigos a Jesus, com quem compartilham grandes ideais, lutas e derrotas na busca pelo advento da civilização do amor, da solidariedade e da paz.
Nos diálogos para chegar a estas conclusões, foi possível constatar a diversidade das culturas, das realidades juvenis e da Igreja, mas também a unidade que o carisma de Dom Bosco oferece, proporcionando uma identificação com os mesmos modos de assumir a vida e a Fé. Ver a participação, a compreensão, o trabalho e o discernimento, e a partilha de muitos momentos de reflexão, cultura, oração e proposta, foi motivo de grande alegria.
Lista de Download: