12 de agosto de 2024
Sínodo Salesiano dos Jovens (SYS)
Instituto das Filhas de Maria Auxiliadora
Por ocasião do 200º aniversário do sonho dos nove anos de Dom Bosco, o Setor da Pastoral Juvenil promove a celebração do Sínodo Salesiano dos Jovens (SYS), que se realizará de 11 a 16 de agosto de 2024 em Turim-Valdocco e Colle Dom Bosco.
O SYS tem o objetivo de envolver e reunir os jovens das Inspetorias salesianas do mundo, para valorizar e aprofundar o Sonho de Dom Bosco, redescobrindo o seu significado para a espiritualidade, o discernimento e a realização da própria vocação.
Foram convidados ao evento no máximo dois jovens – entre 18 e 30 anos – de cada Inspetoria dos Salesianos de Dom Bosco e das Filhas de Maria Auxiliadora, empenhados na animação pastoral nas realidades locais e inspetoriais e nas atividades do Movimento Juvenil Salesiano. Junto a eles participam dois Salesianos e duas Filhas de Maria Auxiliadora por Região.
São assim esperadas mais de 370 pessoas (187 mulheres e 185 homens), provenientes de 83 países, sendo 293 jovens, representantes da diversidade de culturas e realidades juvenis territoriais, que terão direito de voto na assembleia. 14 deles são membros do Grupo Central, a Secretaria do Sínodo.
Participam do Sínodo, sem direito de voto, o Reitor-Mor, Cardeal Ángel Fernández Artime, 41 SDB, 18 FMA; 15 músicos e 5 leigos da equipe técnica. Entre as FMA estão Irmã Lolia Annie Pfozhumai, colaboradora do Âmbito da Pastoral Juvenil do Instituto e referente para o MJS e as outras colaboradoras do Âmbito.
O evento está organizado em três fases: a primeira fase preparatória, de escuta e diálogo, aconteceu em cada Inspetoria. A participação de todos foi ativada através da consulta no processo de preparação do Sínodo, para reunir todas as vozes que são expressão dos jovens no mundo. Por este motivo, foi proposto um questionário preliminar para cada Inspetoria, com o objetivo de redigir o Instrumentum Laboris.
A segunda fase é a celebrativa no Colle Dom Bosco, com a metodologia sinodal, num clima espiritual e cuidando dos momentos dos pequenos grupos linguísticos (Círculos menores) de discussão sobre o Instrumentum laboris, para garantir maior participação, que culmina com a Assembleia Plenária. A última fase de ação prevê o trabalho sobre o documento final. Para levar adiante o trabalho organizativo do Sínodo dos Jovens foram constituídas comissões de trabalho, de que fazem parte também as Filhas de Maria Auxiliadora.