20 de junho de 2022
Transmissão do Capítulo Geral XXIV
Conceição Oliveira, fma
A assembleia aconteceu em clima de fé, oração, alegria, comunhão e sentido de pertença ao Instituto, que é todo de Maria. Acolhemos com disponibilidade as propostas, deliberações e prioridades do Capítulo Geral XXIV, transmitidas pela nossa querida Inspetora, ir. Mª Carmelita de Lima Conceição e a delegada da Inspetoria: ir. Ana Clébia Palheta Lima.
A dinâmica utilizada na transmissão do CG nos possibilitou à escuta e assimilação das ricas e urgentes escolhas prioritárias deliberadas para maior vivência e atuação do Carisma Salesiano no contexto da contemporaneidade desafiadora para nós, mas possível de serem realizadas com audácia criativa.
Quanto à formação, deve ser permanente, atualizada, com empenho e testemunho pessoal e comunitário, em vista de um renovado impulso vocacional e da fidelidade à aliança feliz com o Senhor.
Sobre a Sinodalidade missionária, nossa missão, nossa ação educativa deve ser na perspectiva da Antropologia relacional, conforme a orientação sinodal da Igreja e que é base do Carisma Salesiano. Para isto, são necessários específicos percursos formativos, “pessoa, comunidade em saída”, ou seja: viver a conversão pastoral.
Por último, devemos atender ao grito dos jovens, dos mais necessitados e da nossa Casa Comum, na ótica da Ecologia Integral, como dimensão da vida e da missão evangelizadora educativa, de acordo com a “Laudato Si”. Para mim, esses foram os pontos mais relevantes do Capítulo Geral 2021, as três escolhas prioritárias, por serem propostas de ação.