Sustentabilidade e comunicação: desenvolver trabalho em rede para o futuro das Obras Sociais Salesianas
Agência Info Salesiana – ANS
Um dos objetivos estratégicos da Rede América Social Salesiana (RASS) é promover uma comunicação das Obras Sociais que seja eficaz e dê visibilidade à ação salesiana, além de aumentar a consciência da sociedade para a redução das desigualdades sociais. Por isso, a RASS está empenhada em promover o trabalho em rede com o Setor de Comunicação da Congregação Salesiana; e atua em estreito contato com o P. Ricardo Campoli, Coordenador para a Comunicação Social Salesiana para a América, e com a Equipe de Comunicação Social da América (ECSA).
Durante a Conferência Internacional de Comunicação ‘Shaping Tomorrow’ (Roma, 1º-7 de agosto de 2024), os Representantes da RASS se reuniram com a Equipe da ECSA, com o P. Rafael Bejarano, Responsável pelas Obras e Serviços Sociais Salesianos do Setor para a PJ, e com o P. Campoli, para falar sobre a importância de colaborar com o Setor para a Comunicação para tornar visível o impacto social das obras salesianas, especialmente no da assistência à população em condições de vulnerabilidade social.
Mais recentemente, em 2 de outubro, a equipe RASS participou de um encontro direto no Equador com Tatiana Capelo, Delegada para a Comunicação Social da Inspetoria Sagrado Coração de Jesus (ECU) e Coordenadora da ECSA, com a participação do P. Campoli, então no País para uma visita de animação no Setor à Inspetoria, o qual também integrou a equipe operacional da RASS.
Na ocasião, foram propostas algumas iniciativas para melhorar a comunicação do Setor na América, incluindo:
- campanhas regionais coordenadas para tornar o trabalho social visível no âmbito continental;
- desenvolvimento de uma plataforma digital unificada para facilitar a transparência e a prestação de contas das obras sociais;
- criação de indicadores de impacto comuns para medir o trabalho social e a sua sustentabilidade;
- lançamento de minidocumentários em forma de testemunhos que contam histórias de vida e de transformação realizadas com sucesso nas obras sociais salesianas, tornando visível o impacto direto nas comunidades.
Tais pontos visam ativar processos, iniciativas e produtos de comunicação que, por um lado, mostrem em maior escala o trabalho e o impacto social das obras salesianas destinadas a ajudar a população vulnerável presente na região e, por outro, permitam promover a transparência, a responsabilidade e a sustentabilidade dessas mesmas obras.