05 de agosto de 2022
Mensagem de Madre Chiara Cazzuola, de Mornese
No 150º aniversário de Fundação do Instituto das Filhas de Maria Auxiliadora
Queridas Irmãs, queridos jovens, colaboradores e colaboradoras, amigos, membros da Família Salesiana, saúdo-vos de Mornese, a nossa casa, o nosso centro de unidade e, como afirma o Salmo 87 falando de Jerusalém, podemos dizer deste país “todos nós aqui nascemos“. Este será sempre o lugar para onde se voltarão os olhos de todas as FMA, porque a santidade da nossa Madre Maria D. Mazzarello escreveu palavras de vida nas pedras, nas paredes, nos sulcos, na profundidade do espírito. E hoje, com o coração em Mornese, de todas as comunidades do mundo, do amanhecer ao anoitecer, ergue-se um hino de louvor e agradecimento a Deus pelas maravilhas que realizou na história e na vida de cada uma de nós.
Neste 150º aniversário da fundação do Instituto, cada uma renova a Aliança de amor com o Senhor e expressa profunda gratidão pela vida plena e abundante das jovens e dos jovens que são e serão confiados a nós. Juntas celebramos a vitalidade e o frescor de um carisma que se encarnou no tempo e em tantos contextos culturais do mundo.
Precisamente no dia 5 de agosto de 1872, Dom Bosco deu o nome à nossa Família religiosa que é toda de Maria: “Tende como glória o vosso belo título de Filhas de Maria Auxiliadora, e pensai muitas vezes que o vosso Instituto deverá ser o monumento vivo da gratidão de Dom Bosco à Grande Mãe de Deus, invocada sob o título de Auxílio dos cristãos”. Dom Bosco vê em Maria a fundadora e inspiradora da sua obra. Desde o início do Instituto Ela é a verdadeira Superiora porque é a Mãe (cf. C 114).
O gesto de Madre Mazzarello de colocar todas as noites as chaves da casa aos pés da imagem de Maria Auxiliadora é uma expressão concreta da total confiança em sua ajuda e o reconhecimento da sua presença amorosa e constante.
Renovemos esta confiança na sua presença e confiemo-nos a ela para que continue a ser para nós Mãe e Auxiliadora e nos guie nos desafios atuais que consideramos novos chamados de Deus.
Repensando os 150 anos de história, hoje desejo agradecer de modo particular às Irmãs missionárias da primeira hora enviadas por Dom Bosco e Madre Mazzarello e a todas as missionárias que se sucederam ao longo do tempo, que realizaram e continuam a realizar a tarefa fundamental de difundir e fazer crescer o carisma salesiano em favor dos mais pequeninos e pobres, nas mais diversas condições e contextos.
Meu agradecimento é para todas vós, queridas irmãs, pelo dom alegre da vossa vida ao Senhor em nossa bela família religiosa. Estou convencida de que a maior riqueza do Instituto não são as estruturas, ainda que belas e eficientes, mas cada uma de vós com a sua fidelidade a Jesus e à missão que Ele nos confia.
O tesouro mais precioso que o nosso Instituto possui é a vida de cada FMA, quer desempenhe tarefas de animação e governo, quer trabalhe no silêncio de sua vida diária. É um tesouro a Irmã jovem e cheia de energia e vitalidade e é um tesouro a Irmã idosa ou enferma que consumiu toda a sua vida para realizar o da mihi animas – A ti as confio.
Sem vós, queridas irmãs, não poderíamos hoje olhar para o futuro.
Agradeço aos coirmãos e a toda a Família Salesiana com a qual temos a graça de compartilhar a espiritualidade comum e o mesmo caminho de santidade.
Obrigada a todas as amigas e amigos que compartilham o carisma e creem conosco na educação como fator de transformação social e eclesial.
Obrigada às jovens e aos jovens, a todas as meninas e meninos que Deus e Maria Auxiliadora nos confiam nos cinco Continentes e às pessoas que fazem parte da nossa vida e da nossa história.
Celebrar é render graças pelo caminho percorrido, mas também olhar ao futuro, ao caminho que continua. O apelo é ainda à Madre Mazzarello para que o seu empenho educativo a impulsione a partir das necessidades imediatas, para reacender a esperança, orientar aos valores, a uma missão abrangente da qual hoje somos sinal e atualização mundial.
A realidade em que vivemos pede-nos um olhar atento às jovens e aos jovens para que, sem nunca trair a fecundidade carismática das origens, saibamos continuar a fazer florescer o carisma ao longo do tempo e nas culturas, orientando as escolhas para o bem da juventude, especialmente das mulheres.
No CG XXIV, como FMA, reafirmamos que a perspectiva educativa do Sistema preventivo é a força que pode envolver as jovens e os jovens em um projeto comum. Neste horizonte, a formação integral na visão antropológica cristã torna-se empenho a acompanhá-los, apoiando-os na procura do sentido da vida, na construção de um futuro de paz, de fraternidade, de responsabilidade pela casa comum.
A Auxiliadora, que na representação do santuário, construído no centenário da fundação do Instituto (1972) nos Mazzarellos em Mornese, direciona-se a Maria Mazzarello, venha ao encontro também de todas nós, no caminho que se abre ao futuro, para que na busca de caminhos novos para a educação, não percamos a inspiração originária e sejamos fiéis à radicalidade do da mihi animas cetera tolle e do A ti as confio. Que ela sustente o caminho de santidade de cada uma de nós e das nossas comunidades educativas, porque a santidade é o rosto mais belo do Instituto, o segredo da sua vitalidade missionária e vocacional.
Boas festas e boa continuação do caminho!
Irmã Chiara Cazzuola
Superiora Geral do Instituto das FMA